Retenção do ISS: como funciona?

Entenda Como Funciona A Retencao Do Iss E Quem Deve Pagar Por Esse Imposto Blog - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja como funciona a retenção do ISS e quem deve pagar esse tributo

Confira como funciona a retenção do Imposto Sobre Serviço e saiba quem deve pagar por esse tributo. Apresentaremos todos os detalhes no decorrer deste artigo!

O Imposto Sobre Serviço (ISS) refere-se a um tributo municipal obrigatório em todo o setor da prestação de serviços.

Sendo assim, toda a quantia recebida oriunda do pagamento do ISS é destinada às prefeituras.

No entanto, devido ao fato de cada município possuir uma lei específica, pode haver diferença quanto às alíquotas a serem aplicadas.

Além disso, existe a possibilidade de ocorrer a retenção do imposto em questão.

Pensando nisso, nós, da Vertice, preparamos este artigo para apresentar todos os detalhes relacionados à retenção do ISS e a quem deve pagar esse tributo.

Continue conosco e atente-se aos próximos tópicos para entender mais sobre o assunto!

Retenção do ISS: de que você precisa saber?

Como antecipado, o Imposto sobre Serviço refere-se aos prestadores de serviços.

São diversas as regras que estão ligadas ao ISS e, por isso, devemos se atentar a vários fatores.

Dentre as principais dúvidas existentes, a retenção do ISS é uma das mais comuns.

Esse processo trata-se do momento em que o serviço é prestado em um estabelecimento diferente ao que se encontra a sede do prestador, por exemplo, mesmo que esteja de acordo com algumas exceções regulamentadas pela lei.

Diante desse cenário, o ISS é pago no local da prestação e, consequentemente, deve ser feito pelo contratante do serviço.

Quais são as exceções para retenção do ISS?

Diante das principais exceções previstas por lei, as atividades de construção civil estão presentes como a principal delas.

Com isso, é necessário verificar a Lei Complementar 116/2003 do município em que fora prestado o serviço.

Vale ressaltar que, se não estiver na legislação municipal, o tributo deve ser recolhido por parte do tomador.

Quem deve pagar o ISS?

Assim como todo o processo relacionado à retenção do ISS, o seu pagamento possui aspectos que devem ser considerados por todos os profissionais que atuam como prestadores de serviços.

Como citamos no tópico anterior, sobre o funcionamento do Imposto sobre Serviço, a obrigatoriedade sobre o seu recolhimento fica por conta do prestador de serviços.

Em suma, o responsável pelo pagamento do imposto relacionado ao ISS é aquele que emite as notas fiscais para comprovação dos serviços prestados.

Porém, mesmo que haja retenção do ISS, o prestador fica responsável por informar o recolhimento no momento da emissão da NF.

A fim de que não haja maiores dúvidas ou problemas relacionados a esse e outros tributos, é fundamental considerar a busca pelo apoio de uma contabilidade com a devida expertise.

Contabilidade para prestadores de serviços

Ter ao seu lado uma contabilidade com experiência e conhecimento quanto a tudo que envolve o mercado da prestação de serviços é de extrema importância para o seu dia a dia.

Afinal, os especialistas podem utilizar diversos recursos para manter as questões fiscais e tributárias em boas condições.

Nós, da Vertice, dispomos de um serviço especializado de contabilidade para prestadores de serviços que tem como principal objetivo levar soluções para tornar a gestão de nossos clientes ainda mais eficaz.

Contamos com um time de profissionais que visa entregar os melhores resultados.

Dessa maneira, buscamos identificar as reais necessidades, bem como as melhores oportunidades para reduzir os custos e, consequentemente, ampliar o faturamento de sua empresa.

Prezamos facilitar a gestão do seu empreendimento, por meio da prestação de serviços de excelência e qualidade, a fim de possibilitar eliminar os obstáculos que encontrará pelo caminho.

Somos um escritório de contabilidade, localizado em Brasília – DF e sabemos quão importante a contabilidade se faz para se obter os melhores resultados.

Portanto, não hesite em procurar pela nossa equipe!

Clique aqui e veja como podemos te ajudar!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Retenção do ISS: como funciona?
Article Name
Retenção do ISS: como funciona?
Description
Confira como funciona a retenção do Imposto Sobre Serviço e saiba quem deve pagar por esse tributo. Detalhes no decorrer deste artigo!
Author
Publisher Name
Vértice Contadores
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
CFOP e prestação de serviços: entendendo a prestação de serviços…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top