Para comprar uma franquia, o mais importante é saber quais serão os principais gastos durante o ano e se planejar para pagá-los. A dica vale para a vida pessoal e a vida profissional do empreendedor que quer abrir uma franquia.
Quem sonha com a compra de uma unidade franqueada deve estar ciente de todos os custos e se preparar para lidar com eles.
Ao franqueado cabe investir (e reinvestir) recursos necessários para implantar a franquia e para mantê-la funcionando de acordo com as normas ditadas pelo franqueador.
Também é dever do franqueado arcar com os custos e despesas com a operação e gestão do seu negócio e também pagar o franqueador os valores relativos à aquisição e continuidade da franquia.
Normalmente, esses valores incluem: taxas de franquia, royalties e taxa de publicidade. Pode haver ainda a cobrança de outros valores, desde que previsto no contrato ou previamente ajustadas de comum acordo entre as partes.
O franqueado é obrigado a remunerar o franqueador, de acordo com as regras estabelecidas no contrato. Normalmente, a primeira taxa a ser paga é a de franquia.
Ela funciona como uma espécie de valor de entrada, porque dá ao franqueado o direito de fazer parte da rede e também para usar a marca da empresa franqueadora.
Este valor paga todo o conhecimento que o franqueador vai passar para o seu futuro fraqueado e sua equipe sobre a implantação, operação e gestão do negócio, incluindo muitas vezes os custos com treinamento inicial.
Normalmente, a taxa de franquia é pago uma vez, no momento da assinatura do contrato, e também na renovação do contrato.
Há pelo menos duas outras taxas que o franqueado costumará pagar ao franqueador – de forma periódica, normalmente a cada mês.
Um deles são os royalties, que são normalmente cobrados mensalmente pela maioria das franqueadoras como forma de remuneração pelo uso da marca e venda de seus produtos ou serviços.
Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos. Todos os modos são válidos, desde que expostos com transparência no contrato.
Por fim, o franqueado também muitas vezes paga uma taxa mensal de propaganda. Neste caso, vale a pena mencionar que o dinheiro não vai para o caixa da empresa franqueadora, mas sim para um fundo de marketing, que irá cobrir as ações de divulgação da franquia.
Agora que você já sabe quais são as despesas que um franqueado tem de pagar durante o ano, faça as contas, planeje a compra da sua franquia e tenha muito sucesso!