Entenda as vantagens e desvantagens do Simples Nacional
Conheça agora as vantagens e desvantagens do Simples Nacional para os prestadores de serviços
O processo de abrir uma prestadora de serviços requer muita atenção, afinal, nesse momento, devem ser realizadas uma série de escolhas extremamente importantes, que podem definir o futuro do seu negócio.
Uma dessas escolhas essenciais e com poder de definição diz respeito ao regime tributário, que tem como objetivo estabelecer as leis que serão consideradas ao pagar seus impostos, ou seja, obrigações tributárias.
Tendo em mente a importância de se fazer uma boa escolha, hoje falaremos sobre o Simples Nacional e avaliar as suas vantagens e limitações para os prestadores de serviços.
Vamos lá!
Como funciona o Simples Nacional?
Como mencionamos anteriormente, o Simples Nacional é um dos regimes tributários que pode ser escolhido durante a abertura de empresa.
Para fazer parte desse modelo, é preciso se encaixar dentro das atividades estabelecidas de acordo com os cinco anexos, que incluem comércios, indústrias, fábricas e, o mais importante para nós, prestadores de serviço.
Nesses documentos, também será possível encontrar as alíquotas que farão parte do cálculo do imposto. Vale mencionar que essa porcentagem varia de acordo com a atividade exercida pela empresa e a sua lucratividade.
Porém, para adotar o Simples Nacional, também é preciso possuir uma receita bruta anual de no máximo R$ 4,8 milhões, valor esse que pode variar de acordo com o porte da empresa.
Vantagens e limitações do Simples Nacional
Mas agora, vamos à pergunta central deste artigo: quais são as vantagens e limitações que o Simples Nacional apresenta para prestadores de serviços?
Essa pergunta é essencial, afinal, sua empresa pode se enquadrar em mais de um regime tributário, o que definirá a melhor opção, é a quantidade de benefícios a serem obtidos com a escolha.
Então, observe agora algumas vantagens de adotar o Simples Nacional:
- Se trata de um regime muito simples se comparado aos outros;
- O pagamento de tributos é feito por meio de uma única guia, o DAS;
- A arrecadação de todos os tributos será feita com base em uma mesma alíquota;
- Permite a redução de custos trabalhistas;
- Torna os processos contábeis bem menos complicados;
Já, as limitações são:
- A cobrança de impostos é feita com base na renda bruta, e não no lucro, podendo assim colocar a empresa em uma situação de prejuízo;
- Impossibilita seus clientes de recolher créditos de impostos como ICMS e IPI;
- Empresas de Pequeno Porte têm um limite de exportação de R$ 3,6 milhões.
Esse regime é a melhor opção para mim?
Cada empresa apresenta um caso individual, por isso devem ser analisados com cuidado e muita precisão.
Saber se o Simples Nacional é o melhor regime tributário para você, requer muito mais do que conhecer algumas vantagens e limitações, pois também é preciso entender seus objetivos.
Felizmente, os contadores podem te ajudar nesse momento e tornar a sua decisão muito mais fácil e assertiva!
Conte com a Vértice Contadores!
Sendo assim, conte com os serviços da Vértice Contadores! Nós podemos te oferecer consultorias personalizadas a fim de te ajudar a escolher o melhor regime tributário para a sua prestadora de serviços.
Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo! Saber se o Simples Nacional é a melhor opção para a sua empresa nunca foi tão fácil!