Qualquer área é muito importante dentro da organização de uma empresa. Como o empreendimento cresce e ganhar forma no mercado, a terceirização é uma opção quando a empresa precisa fornecer serviços que saem do escopo do projeto, sendo um procedimento administrativo que permite a transferência a terceiros de qualquer atividade da empresa, permitindo a empresa de se concentrar e fortalecer o seu core business. Um exemplo é a área de TI, que precisa constantemente de terceirização.
Para ajudar os empresários que estão em dúvida se é hora ou não de terceirizar a área de TI da sua empresa, te daremos dicas para saber se é necessário ou não que sua empresa terceirize algum tipo de serviço.
1 – Descubra o verdadeiro alcance da sua empresa: o que é o core business de sua empresa? Canalizar esforços para operacionalizar e organizar o negócio de sua empresa, sempre valorizando pelo o que ela oferece como melhor. Deixe as ferramentas e tecnologias que suportam a empresa nas mãos de quem realmente entende é uma estratégia inteligente e que dá retorno;
2 – Área de TI: Ela da suporte em diversas áreas de uma organização, incluindo a infra-estrutura de rede, e pesquisa e desenvolvimento. Cada área exige que o profissional seja um especialista em seu trabalho, fazendo com que o investimento de contratação seja alto para a empresa;
3 – Pense no contexto: Quando há terceirização, além de compartilhar os funcionários, todos os riscos também estão divididos. E não estamos falando sobre a contratação, mas sim de estruturar uma área novamente. Se a sua empresa decidiu contratar uma empresa especializada em TI para atendê-la, é necessário verificar se a empresa está disposta a minimizar os riscos.
4 – Encontre um Parceiro Ideal para sua Empresa: “Se você fechar um acordo com uma entidade que não é especializado, com pouca capacidade de inovação, o que mantém os seus clientes por preço baixo” e oferece baixa qualidade, é provável que a experiência com terceirização seja um grande pesadelo”. Procure uma empresa especializada, tecnicamente qualificada e com boas referências no mercado que pode apoiar a gestão da área de TI e, mais importante, que tenha uma vontade de compreender e experimentar a atividade da instituição.