Uma gestão má realizada, ou a falta dela, pode levar empresas a não chegarem no seu segundo ano de vida. A falência é algo que preocupa muito a vida do empresariado, pois junto com ele vêm os sentimentos de frustração e até de arrependimento.
De acordo com o diretor da FCL consultores, Fabio Cornelius, além do gerenciamento de incompreensão, a incapacidade de inovação política e desarticulação também são fatores que poderiam causar a falência do negócio. “Ser um empreendedor é um milagre no Brasil, o país não dá uma base para o crescimento do negócio e geralmente vampiriza lucros por conta de encargos fiscais absurdos.”
Segunda a avaliação do consultor, existem dois tipos de empresários que sobrevivem: aqueles com políticos que apóiam e gerenciam atalhos para angariar fundos e aqueles que trabalham toda a vida, só para garantir o crescimento da empresa. Diante disso, ele aponta cinco pontos que podem levar o empresário à falência:
1º Gastar mais do que lucra
Muitos empresários brasileiros quando eles obtêm o primeiro faturamento superior, compram um carro importado e acham que isso está ajudando o seu negócio. ‘ Quando gasta mais do que ganha, provavelmente sua empresa em breve terá mais investimentos ‘ diz Cornelius.
2º Investir os lucros indevidamente
O empresário também vampiriza a empresa, usando o lucro errado, investindo no consumo, não a produtividade. De acordo com o consultor, é necessário investir em inteligência e realçar a criatividade. Se a empresa não tem lucro suficiente para investir em parcerias de inovação deverá procurar não ficar parado no tempo.
3º Aumentar a dívida sem critério
O consultor diz que você precisa entender que a dívida pode levar a empresa mal concebida no buraco. Com as altas taxas de juros do país em dívida pode ser fatais.
A maioria das empresas tem conhecido e falhou se aproveitado sem critério e quando chegou a hora de crescer, e o banco cortou o crédito. A empresa nadou e morreu na praia, com um portfólio completo de aplicativos e sem capital de giro para atender ‘.
4º Não entender os relatórios de contabilidade
Muitos empresários devido à falta de conhecimento, de negligência e de relato financeiro usando o “jeitinho brasileiro” para criar maneiras de reduzir a carga fiscal. Com isso, mesmo declarando o prejuízo e lucro. Assim, quando você precisa de capital, ou mesmo para procurar parceiros para capitalizar a empresa, não ‘ encontrar.
Cornélio observa que qualquer investidor interessado no negócio procurará as contas da empresa, antes de tomar uma decisão sobre o investimento.
5º Política de desarticulação
Evadir impostos, e dar “forma” não garante a sobrevivência do seu negócio. Mas uma decisão firme e com base na rentabilidade, inovação e sim de consciência global. ‘ Nós temos que ser empreendedores sérios, não de empresários ‘ hacks.