A comunicação, de acordo com os dicionários é o ato de transmitir uma mensagem e, eventualmente receber outra mensagem em resposta.
Esse substantivo é o guia de qualquer negócio. Não existe nenhuma transação cuja recepção de informações é nula, pois precisamos nos comunicar para vender, reter e gerir o cliente!
Há milênios nos comunicamos e aprendemos que uma boa comunicação não se trata da intenção do emissor, mas sim da compreensão clara do receptor.
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Porém, essa perspectiva parece ter se perdido nesses últimos tempos.
Afinal, vivemos uma era de revolução tecnológica, onde o processo de comunicação consegue ser realizado pelos mais diversos meios. E ainda assim, temos muita dificuldade de transmitir as informações desejadas.
Quem nunca se deparou com alguma situação desagradável de desvio de informações?
Devemos concordar que falhas e equívocos na hora de expressar algum dado de um produto ou o detalhamento de um serviço acontecem. No entanto, essas situações ainda nos colocam em “saias justas” com o nosso cliente, fornecedor e até mesmo funcionário.
E o objetivo hoje é tratar sobre como zelar esse elo universal que existe entre nós: A C-O-M-U-N-I-C-A-Ç-Ã-O
1- Defina o seu meio de comunicação!
O primeiro de tudo é definir o seu canal de comunicação.
Você pretende falar por telefone? Pelo Facebook? Por WhatsApp? Pelo Instagram? Pelo e-mail? Por todos os meios anteriores?
É muito importante decidirmos antes por onde nos comunicaremos com nosso potencial ou já cliente!
E não adianta pensar apenas no que faz sentido para a tua empresa. Deve-se atentar ao mecanismo principal que ele utiliza ou que possui maior adaptabilidade (acredito que esse seja um dos pontos de maior erro que temos ultimamente, essa ausência de compreensão e utilização dos meios de forma errônea).
Dessa forma, conseguimos adaptar facilmente nossa linguagem e trazer uma abordagem mais assertiva, tanto na criação de uma estratégia de marketing, quanto na abordagem para atendimento ao cliente.
Tenha como aliado as tecnologias – e ao comportamento que o seu nicho atuante tem sobre elas – e fique atento ao segundo ponto importantíssimo desse artigo.
2- Atente-se para sua linguagem!
Uma boa abordagem faz toda a diferença quando o assunto é contato com seu cliente.
Não confunda uma boa abordagem com uma abordagem erudita, com o português completamente correto de acordo com as normas da gramática tradicional! Uma boa abordagem é aquela que se adequa ao que seu nicho precisa!
Você não conversa com seu melhor amigo da mesma forma que conversa com sua mãe, não é mesmo?
Nós precisamos adequar nosso vocabulário, nossos assuntos e nossa postura de acordo com a situação presente. A partir dessa analise criamos um questionamento: Como saberemos qual linguagem usaremos com nosso cliente?
E a segunda palavra de ordem – depois de adequação – é: TESTAR!
Um ponto excelente e que temos em ascensão é a velocidade com que podemos mudar. E esse é um ponto interessantíssimo de ser tocado, pois se você não sabe qual a melhor forma de se comunicar, por exemplo, via e-mail com o seu cliente, você terá de experimentar.
Se seria uma linguagem mais formal ou informal, enfim, o que você deve fazer é testar e com base nos direcionamentos e resultados, se guiar para o que deve ou não ser dito e feito.
3- Questione, pergunte, indague seu cliente
Assim como falamos, para que a comunicação seja efetiva precisamos entender bem o que o cliente quer.
E qual a melhor forma para isso? Ouvir! Escutar cada choro, cada dor, cada coceira na ponta do dedão toda segunda-feira pela madrugada que ele pode ter!
Precisamos parar um pouco, serrar os lábios e abrir os ouvidos.
Criando esse tipo de cultura conseguimos melhorar tanto nosso produto quanto nossa abordagem e nossos procedimentos! Seu cliente vai dizer o que ele quer e não há nada melhor do que ser ouvido e atendido!
O ponto de destaque desse tópico vai para a mescla de mecanismos mais formais e informais de obter esse retorno dos seus clientes e parceiros.
Então, criar questionários – seja no papel, encaminhado por e-mail ou no próprio WhatsApp da empresa – com perguntas sobre o atendimento, dúvidas recorrentes e demais questões que poderiam não estar completamente esclarecidas ou até mesmo que demandou certo tempo para ser respondidas são formas de fazer de forma informal.
No entanto, é um diferencial colher – com clientes selecionados – um feedback mais completo, com maior exemplificação e maior zelo para obter percepções qualitativas e sentir o senso de urgência, ideias e impressões.
Conclusão
Escute, entenda, se adeque!
Quando temos nosso clientes como nossos aliados conseguimos evoluir e lucrar cada vez mais. Precisamos estar dispostos a mudar e a ter o melhor atendimento possível, pois isso É sua empresa! Nossa empresa é aquilo que falam dela, então faça com que falem bem!
Lembre-se desse um ponto de extrema importância: Progresso e evolução são sinônimos de sucesso!
– Por Gabriel Gandra e Kadu do NUCONT
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