2013: Um Viva para o Ano da Contabilidade no Brasil

068ed2 7161f140bc1940e6b8cee6c8cb761ec1 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Sumário

Ela é madura , simples, equilibrada, bonita, moderna e e se tratada adequadamente, nunca vai te trair. Leitor, este não é um tributo à mulher que você ama. Quero, neste espaço, aproveitar o ano de 2013, eleito como o ano da Contabilidade no Brasil, para honrar a área, que é o pilar, a base, o espelho e o farol de cada gestor, especialmente os gestores financeiros das PMEs.

Madura, ela surgiu na Itália há mais de seis séculos e tem sido aperfeiçoado por profissionais, estudiosos e pesquisadores. Cresceu e amadureceu junto com nosso sistema econômico em uma relação simbiótica, a ponto de hoje ser difícil conceber o mercado de capitais e nosso sistema econômico sem a Contabilidade.

Simples, porque o seu marco inicial coincide com o surgimento de um dos maiores métodos da área, criado na Itália renascentista. O matemático Luca Pacioli, publicou em 1494, a “Summa de Arithmetica”, um compêndio de 600 páginas que, no final do primeiro volume, trouxe uma seção intitulada “Particularidades dos Reconhecimentos e Escritos”, onde o método simples da “partidas dobradas” foi introduzido. Através dele, todos os eventos econômicos de uma empresa devem ser registrados no patrimônio da entidade como um crédito e um débito no mesmo valor.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Vertice pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Equilibrada, suas declarações, princípios e métodos, aplicados com cuidado e integridade, refletem a posição do patrimônio e da criação de valor para uma organização.

Bonita, como todas as ciências derivadas da matemática, sua lógica desafia e conforta. Ao representar os eventos econômicos com base na intenção dos agentes, ela suaviza a dureza das figuras e coloca a alma e o cérebro do Contador/Gerente na avaliação dos valores.

Moderna, embora ela permaneça jovem e útil. O Frei Luca Pacioli ao defender o uso do método criado por ele, escreveu em relação aos comerciantes do renascentismo que “seria impossível para eles para conduzir seus negócios sem descanso, e suas cabeças estariam sempre confusas, sem a aplicação do método”. Ontem e hoje, em tempos de “Big Data”, parece que o excesso de dados e os dados da transação só é domada pela contabilidade e seu método.

Fiel, se bem aplicada e utilizada apenas para descrever os eventos econômicos reais, ela não vai omitir ou deturpar os valores ou a situação econômica da empresa avaliada.

Da mesma forma que não se diz assassinato “bélico”, não existem escândalos ou fraudes “contábeis”. O que existesão mortes cometidas por seres humanos com o uso de uma faca, por exemplo. Bem como a faca , que foi criado para ser útil ao homem, também mata , o mesmo ocorre com a fraude nos negócios. Estes são praticados por pessoas que usaram seu método de contabilidade para enganar ou omitir informações, bem diferente do propósito para o qual foi criado, que é a de refletir a situação econômica de uma entidade ou evento , apoiando as melhores decisões econômicas.

Portanto, o empreendedor deve ter orgulho do seu planejador financeiro que valoriza a profissão . A contabilidade é um dos pilares de uma gestão empresarial e merece o seu devido reconhecimento . Em Contabilidade brasileira deste ano, parabéns a todos os contabilistas e empresários das PMEs que investem em práticas de gestão legais e sustentáveis ​​.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Pai empreendedor funda uma empresa, alcança o sucesso e quer…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top