O Poder das Cores na Hora de Vender

Icon Psicologia Das Cores 1 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Inovar é fazer algo diferente. É trazer para o mercado e, principalmente, aos consumidores algo novo, que vai fazer a diferença na vida cotidiana. Mas nem sempre você tem que ir tão longe para inovar. Às vezes, por uma determinada empresa, alterar o pacote ou modificar a cor e/ou o design de um produto é algo que influencia a experiência de compra do consumidor.

Na verdade, a cor influencia (muito mais do que pensamos) no processo de compra de um produto. Embora para os estudiosos da venda assunto é a arte da persuasão, as cores têm um grande peso nos olhos do consumidor, e posso definir o jogo “comprar/não comprar”. Por exemplo, ao lançar um novo produto, o consumidor valoriza o aspecto (leia-se design) e cor – atributos totalmente visuais. Normalmente é tomado em conta mais do que a textura, cheiro ou som. Em outras palavras, nós compramos com nossos olhos, o que pode ratificar que a velha expressão “a primeira impressão é a que fica” – ou pelo menos é o que faz alguém entrar em um site, clicar sobre a imagem de um produto, entrar em uma loja ou tomar uma ação que poderia levar à decisão de compra.

O KISSmetrics, uma empresa de consultoria ligada à pesquisa de marketing, publicou o interessante artigo “How Colors do Affect Purchases?” (“Como as cores realmente afetam compras?”). O texto traz fatos muito interessantes sobre a reação do consumidor quando expostos a cores e produtos. Apesar de o foco ser o mercado norte-americano, eu não acho que a situação é diferente no Brasil, dada a popularidade da moda, música, filmes, seriados, games, tecnologia.

A consulta revelou que as cores podem ter um efeito poderoso sobre certos tipos de consumidores. Por exemplo: compradores compulsivos são muito atraídos pelas cores vermelho, laranja, preto e azul. Estes compradores será especialmente “aberto” para ambientes como outlets, liquidações e fast foods.

Já os compradores mais conservadores, aqueles que respeitam religiosamente o seu orçamento, são muito afetados pelas cores verde-água e azul marinho, e são vistos com muito cuidado por parte dos bancos e grandes lojas de departamento. Compradores comuns são atraídos para vestuário lojas através das cores rosa, rosa e azul claro.

Em termos de design, o que as cores transmitem em geral? Veja abaixo os principais conceitos e como aproveitá-los na hora de criar ou redesenhar uma marca, produto ou serviço.

Amarelo: otimismo, juventude, calor – utilizado nas vitrines de lojas.

Vermelho: energia, vitalidade, urgência – muitas vezes usadas em mensagens de promoções e liquidações.

Azul: Credibilidade, segurança , tranquilidade , confiança – utilizado em bancos, empresas, e empresas de tecnologia médica.

Verde: saúde, bem-estar. A cor é mais fácil de ser processado através dos olhos, é relaxante e utilizado em anúncios que vendem o conceito green, ecológico , orgânico, natural. Sugere crescimento, sustentabilidade, e é usada em anúncios ligados à saúde, meio ambiente, turismo, campanhas governamentais, educação, medicina e ciência.

Laranja: agressivo e ousado. Sugere uma ação imediata, rápida tomada de decisões. Normalmente usado em assinaturas de revistas, campanhas, serviços, catálogos comerciais.

Rosa: feminino e romântico . Transmite delicadeza, calma, paz, leveza. As mulheres adoram.

Preto: luxo, elegância, poder, precisão, profissional. Usado para campanhas de produtos no mercado de luxo, moda, cosméticos, embalagens, construção, peças de comunicação para o mercado corporativo. Transmite credibilidade.

As cores são geralmente responsáveis ​​por 80% da força de uma marca. E isso é o que impulsiona confiança do consumidor. Em novas campanhas de lançamento de produtos, 93% dos consumidores são impactados pelo aspecto visual do produto. Se você considerar as cores usadas pelas empresas no gráfico Color Emotion Guide ou Guia de Cor das Emoções, percebemos que suas escolhas são consistentes e óbvias. As empresas estão interagindo de forma clara ou querendo interagir com o públicos muito específicos.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Ela é madura , simples, equilibrada, bonita, moderna e e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat