Vários comportamentos podem sujar a imagem de um profissional e ele nem percebe isso. Apatia, cansaço constante, falta de ânimo ou iniciativa e até mesmo uma feição de cansado ou emburrado podem ser tipos de comportamentos mal vistos em organizações, independente de seu tamanho.
É verdade que ninguém está imune a uma noite de insônia por motivos pessoais ou de passar por algum problema pessoal que acaba comprometendo seu desempenho, mas isso não deve passar de um ou dois dias, no máximo. Apesar de não perceber o seu próprio comportamento, lembre-se que seu comportamento é observado o tempo inteiro.
Caso estes comportamentos forem constantes, o empregador deve dedicar mais atenção com o colaborador, pois tais atitudes podem ser sinais de alguma doença. Para o Dr. Alexandre Giandoni Wolkoff, que atua no Hospital San Paolo, como coordenador médico do pronto socorro-adulto, as pessoas que sofrem de estresse, depressão ou sedentarismo podem apresentar os sintomas. “É necessário procurar um médico para que haja um acompanhamento nutricional e psicológico, além de uma ajuda para mudanças de hábitos de vida”, afirma Wolkoff.
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Se um tratamento for feito e, mesmo assim, o colaborador continue com a falta de disposição ou ainda apresente qualquer comportamento negativo que atrapalhe seu crescimento profissional, é hora de ajudá-lo a repensar sobre seus valores na empresa. “É importante saber que o ritmo da empresa sempre será o mesmo, e que os colegas não podem se prejudicar por atrasos ou por trabalho mal feito. Essas características afetam diretamente quem está em volta e mais cedo ou mais tarde, comprometer os resultados dos funcionários”, explica Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas.
Na maior parte dos casos, esses sintomas são comuns e acontecem frequentemente com pessoas que não estão satisfeitas com a função que atuam ou com o ambiente de trabalho em geral. “É Recomendável que faça uma autoanálise para avaliar se o que faz é exatamente o que gosta. Muitas vezes, o profissional aceita cargos ou funções para as quais não tem a menor aptidão, o que gera um índice maior de insatisfação, gerando desmotivação e mau desempenho”, afirma o consultor.
Por isso, empreendedor, é necessário ter uma gestão de pessoas bem feita. Um funcionário que trabalha feliz e motivado em sua função rende e trabalha de forma mais eficaz. O diálogo é muito importante oferecer ao colaborador atitudes que o valorizem, que demonstra a importância dele para a equipe de funcionários.
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