O empreendedor precisa ouvir o que o seu cliente diz, no entanto, o ruído de comunicação interferir com o conteúdo e que se quer dizer não é o que foi dito. Grande parte das vezes na tentativa de acertar, muitas vezes o empreendedor toma o caminho errado e, como resultado, há problemas no ambiente corporativo, que têm um impacto negativo sobre o processo de comunicação e até mesmo no resultado final das vendas.
“A comunicação pode acontecer em qualquer lugar. E o barulho também. Alguém diz algo, entender algo mais de acordo com a nossa percepção e a nossa visão do mundo e estamos deduzindo coisas, com base nesses pressupostos, o que nem sempre é o correto. Tudo certo para ir errado!”.
Um dos principais problemas apontados por Darren é quando a empresa não entende a real necessidade do cliente e acaba tendo que refazer o trabalho. Além de perder tempo e energia, o dano causa retrabalho, como a equipe precisa se concentrar mais uma vez em um serviço que já foi feito uma vez. Se o retrabalho acontece mais de uma vez, a empresa sai perdendo ainda mais. Ainda mais do que os serviços são pagos pelo produto final e não por quantas vezes a empresa precisa refazer.
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Aqui estão algumas dicas sobre como eliminar o ruído na comunicação:
1 – Fale a mesma língua.
Se você precisa falar com um estranho, certifique-se a língua comum é bem traduzido. Obtenha ajuda e certifique-se que o conteúdo é realmente o que você quer se comunicar.
2 – cuidado com as palavras.
Mesmo quando se fala a mesma língua, o poder das palavras pode dar origem a interpretações erradas. Às vezes, por ansiedade ou outra emoção, o tom soa mais agressivo do que o pretendido. Então, se você acha que isso está acontecendo, pedir a alguém para ler a sua mensagem e, se necessário, mudar as palavras e a forma como você escreve para suavizar o conteúdo.
3 – Não dependem apenas de e-mail!
Às vezes um simples telefonema pode resolver grandes problemas. Evite responder e negociar apenas por e-mail. Sabemos que este é o caminho mais seguro que existe, uma vez que pode arquivar mensagens que servem como prova do que foi dito, mas nem sempre é a melhor solução.
4 – Responder com o que você entende
Vale a pena se certificar de que o que você viu foi o que você quis dizer. Repetir mais de uma vez o que foi dito para se certificar de que ambos concordam com o que foi acordado e formalizar o conteúdo. Então, sim, você pode obter o e-mail como ferramenta de confirmação.
“Quando nos deparamos com siglas, expressões comuns para o nosso meio ambiente ou tarefas que não são muito bem definidos, precisamos perguntar, verificar a compreensão, sem medo para garantir que entender exatamente o que está sendo dito e melhorar nosso tempo, um bem precioso e cada vez mais escasso”.
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