O ambiente corporativo é cada vez mais complexos e as mudanças cada vez mais aceleradas, forçando as empresas a questionarem continuamente sobre seu modelo de negócios. Hoje, há diferentes tipos de modelos de negócios dentro do mesmo segmento de mercado, e sua evolução é rápida e constante. Considere o setor de supermercados, por exemplo. Ha cerca de 20 anos os supermercados estavam focados em oferecer aos seus clientes os produtos necessários para a alimentação e limpeza de uma casa. Hoje, eles expandiram seu modelo de negócio e passaram a oferecer eletrodomésticos, móveis, roupas, comidas, farmácias, serviços de jardinagem, serviços para carros, e esta lista só cresce. As redes de farmácias, como a rede Onofre, estão expandindo seus serviços e inserindo em suas lojas a estética e o salão de beleza. Empresas que querem ser bem sucedidas neste ambiente do século 21 precisam rever continuamente o seu modelo de negócio e redefini-lo sempre que necessário.
O que é um modelo de negócio?
Um modelo de negócio responde a três perguntas básicas. Quem é o seu cliente? Qual a proposta de valor para responder às necessidades do seu cliente? Quais são os processos e recursos necessários para entregar a proposta de valor? Definir uma proposta de valor diferenciada, nem sempre é fácil. A proposta de valor responde a uma necessidade no mercado e, por isso, cria valor para o consumidor. Para um produto ser valoroso ele despertará no consumidor os pensamentos: “Eu quero”, “Nada se compara” e “eu acredito”. Além disto, no modelo de negócio, a interação entre os processos de entrega e de produção geram lucro para a empresa. Inovação de modelo de negócio gera valor e não novos produtos!
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Quais são as principais barreiras para se inovar no modelo de negócios?
Muitas empresas têm dificuldades de se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente. As principais razões para esta dificuldade pode ser resumido nas seguintes justificativas:
1) a inovação de um novo modelo de negócios pode canibalizar o negócio atual
2) a inovação foca apenas nos clientes atuais da empresa
3) os executivos da empresa estão instintivamente voltados para o “status quo”, ou seja, têm a intenção de minimizar o risco e variabilidade
4) os executivos são complacentes após anos de sucesso do negócio atual, ou
5) os executivos se concentram somente nas áreas de competências atuais do negócio
Quais são as possíveis dimensões para criar a inovação do modelo de negócios?
Podemos distinguir quatro dimensões principais para inovar o modelo de negócio:
1) A oferta: ofertas são produtos e serviços inovadores que trazem valor para os consumidores. O iPod, iPad ou o iTunes, por exemplo, são produtos inovadores. Nós ainda podemos ter as inovações em plataformas e soluções integradas. A Nissan criou uma plataforma de componentes para criar novas linhas de carros e utilidades. A Disney é outro exemplo de plataforma: com seus personagens a empresa cria uma série de novos produtos e serviços. Nas soluções, encontramos as ofertas integradas desde a concepção até a implantação de produtos e serviços.
2 ) Os consumidores: na dimensão de consumidores pode-se inovar encontrando novos segmentos de consumidores ou redefinindo as interações existentes em cada ponto de contato para criar novas formas de receitas. Toda a gama de serviços que foi criado para atender o segmento de baixa renda é um exemplo de criação de novos segmentos de mercado.
3) Processos: na dimensão dos processos pode criar novas linhas de produtos e serviços utilizando as competências essenciais da empresa, como a Honda fez com a sua linha de produtos – motosserra, cortador de grama, motos, carros, etc. Ou envolver seus fornecedores na criação de valor como a Boeing ou Embraer.
4) Canais de distribuição: nos canais de distribuição, a empresa pode buscar novas maneiras de distribuir e interagir com os consumidores através da criação de uma relação inteligente e criativa. O e-commerce tem criado uma enorme gama de novos modelos de negócios.
Como executar com sucesso os novos modelos de negócios?
Para executar novos modelos de negócios é necessário fazer escolhas sobre a estrutura, a equipe, o sistema e a cultura. É necessário desenvolver um novo DNA para o novo projeto. Avaliar o quanto se precisa “esquecer” para criar o novo ou o quanto se precisa “emprestar” do negócio existente para inovar. Um modelo de negócio disruptivo pode utilizar as competências e recursos da empresa existente – “emprestar alto” – e ao mesmo tempo desenvolver novas competências com um “esquecer alto”. A escolha deste novo DNA é fundamental para a execução e o sucesso de um novo modelo de negócio.
Para executar a inovação de modelo de negócio, a empresa precisa mudar sua maneira de pensar e aprender a trabalhar com os experimentos, cujos resultados podem demorar algum tempo para ser obtidos. Quando o futuro é incerto e desconhecido, é no aprendizado contínuo que florescem as chances para inovar.
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