A arte da declaração do Imposto de Renda

Sem Título - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

“A coisa mais complicada do mundo para entender é o imposto de renda”. A frase do cientista alemão Albert Einstein, o homem que postulou a teoria da relatividade, traduz perfeitamente o sentimento da maioria dos contribuintes brasileiros.

“O acerto de contas com o Fisco é mais do que apenas inserir dados em um documento digital, é uma arte”, afirma Juliana Ono, uma especialista em imposto de renda FISCOSoft, que observou que ao longo dos anos a Receita Federal tem facilitado este enchimento através de facilidades oferecidas pelo programa gerador da declaração.

Se a relação entre os contribuintes e a autoridade fiscal tornou-se mais fácil, torna mais transparente, visto que atualmente o envio de informações pela Internet e os investimentos do governo em tecnologia levaram a um incrível cruzamento de dados.

” A Receita Federal é muito eficiente na busca de fraudes em declarações, especialmente em informações em diferentes deduções em geral e em relação aos rendimentos de imóveis e as despesas de saúde, pois nos dois últimos casos, houve uma troca de dados entre a declaração do indivíduo e a declaração de clínicas e hospitais, imobiliário e construção,”, explica Juliana.

Esta arte de estado também deve ser observado ao decidir o melhor modelo – completo ou simplificado. Após preencher o ajuste anual, a escolha de certos caminhos pode reduzir a carga fiscal.

“O modelo completo deve ser escolhido quando a soma das deduções são provados superiores a 20% de desconto simplificado. Já declaração simplificada deve sempre ser preferida quando o desconto é maior que o total das deduções. A declaração do programa gerador que informa o contribuinte é o melhor modelo, “diz a especialista.

O mesmo pensamento deve ser tomado em consideração pelos Casais: declarar juntos ou separadamente? Como regra, diz Juliana, se ambos os cônjuges ganharam rendimentos tributáveis, é mais interessante para apresentar uma declaração separada.

“Ao apresentar a declaração separada, os cônjuges podem beneficiar da faixa de isenção anual da tabela progressiva. Se optarem por declarar em conjunto, o rendimento pode ser acumulado e ambos só podem beneficiar de uma faixa de isenção”, ela enfatiza.

Outro benefício é mostrado separadamente para os contribuintes que adotam o modelo simplificado. Neste caso, cada cônjuge pode ter direito a um desconto simplificado para R$ 13,916.36 em sua declaração. No grupo de entrega, o limite do desconto simplificado (apenas) deve ser observado por ambos.

A declaração em conjunto, no entanto, pode ser interessante se um dos cônjuges não tem nenhuma renda, ou eles são baixos e, por outro lado, têm altos valores de deduções.

Notícias

A novidade para o próximo ano será a adoção, assim como é feito nos Estados Unidos, de uma declaração modelo em que o contribuinte já receba da Receita Federal sua declaração previamente preenchida, bastando a ele apenas verificar se os dados estão corretos e adicionar as informações restantes.

A idéia é implantar esta sistemática em 70% dos pedidos de liquidação das contas para 2014 (ano de base 2013). A alteração será aplicada somente àqueles que optam por utilizar a declaração simplificada.

Juliana O. Ono – diretor de conteúdo FISCOSoft; Advogado; Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica, pós-graduação em direito tributário pela pós-graduação Fundação Getúlio Vargas – FGV, em direito tributário pelo IBET, co-autor dos livros “regulamentos de imposto de renda – anotado e comentado,””Guia prático para simples nacional”,”Manual do PIS e COFINS”e”impostos de retenção e contribuições – A Practical Guide”, todos publicados pela Editora FISCOSoft, consultor de imposto de renda, contribuição socialPIS e COFINS; Palestrante e cursos de instrutor pela FISCOSoft.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Mesmo para pessoas com um procedimento simples para a declaração…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat