Empresa Familiar, será que dá certo?

B86c86325e107420d7312d1e88f24354a34f07e7 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitas empresas são formadas com o apoio familiar. A contratação de parentes como mão de obra é comum em muitas empresas, independentes de seu tamanho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Dextron Management Consulting, consultoria de projetos com foco em estratégia e organização, com mais de 300 membros da família de empresários da América Latina mostrou que quando se trata de negócios da família, 30% dos entrevistados apontaram o desenvolvimento e a implementação do processo de planejamento estratégico como um desafio de prioridade, seguido pelo planejamento de sucessão da direção da empresa, com 23%, o estabelecimento de uma estrutura organizacional formal, com 13% e a implementação de um processo estruturado de profissionalização, com 10%.

Celso Hiroo Ienaga, sócio-gerente da Dextron, ressalta que empresas de controle familiar geralmente têm um melhor desempenho – se na rendibilidade, retorno ou recuperação do mercado –  se empresas similares sem controle familiar ou de capital aberto. Mas em que ponto a soma da participação da família  e o crescimento dos negócios tornam-se uma fórmula vencedora sustentável?

De acordo com Ienaga, isso depende de duas mudanças de postura de sua família. A primeira está relacionado com um dizer popular , “Negócios, negócios. Família distante”, ou seja, saber  tratar os problemas e os interesses da família  separadamente dos desafios e objetivos do negócio. A segunda mudança fundamental é tornar-se um “negócio familiar”, ou seja, sair de uma posição de “amante de um negócio de família”  para uma  “empresa familiar”,  cujos membros procuram entender o mercado.

A questão é quem vai sobreviver ao teste do pai-filho-Neto, ou seja, ganhar a estatística global de acordo com o que a Kellogg School of Management encontrou que menos de 3% das empresas pode manter o controle nas mãos das famílias originais após a terceira geração “, pondera o diretor da Dextron.

“Para muitas dessas empresas é difícil ver que o futuro do negócio não é o futuro da família e que patrimônio da empresa não é património pessoal. Há um processo de maturação em que essas organizações precisam ir. Quem pode evoluir e tornar-se famílias de empresários começam a agir de forma diferente com relação à família e negócios. Primeiro, eles começam a compreender que sucesso significa prosseguir a longevidade, a prosperidade e a vitalidade da família e da empresa. Para fazer isso, eles começaram a considerar o contexto familiar de maneira objetiva e separados dos desafios e objetivos de negócios. Tudo isso, através de um processo de aprendizagem e reflexão estruturada, regular” diz o diretor da Dextron.

Fonte: Pensando Grande

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
"A coisa mais complicada do mundo para entender é o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat