Aprenda agora mesmo como realizar um controle efetivo no terceiro setor em 5 passos.
Toda empresa saudável movimenta dinheiro, afinal assim que é possível pagar as contas e manter as obrigações em dia, para as ONGs é necessário um controle de caixa com maior cuidado para conseguir gerenciar todas as obrigações e ainda manter o propósito da organização. Veja agora 5 dicas para realizar um controle de caixa efetivo na sua ONG.
O bom gerenciamento do setor financeiro de ONGs começa pela organização das entradas e saídas, é necessário assegurar que todas as movimentações estão sendo bem administradas para a organização conseguir manter as obrigações em dia e ainda se manter cumprindo o propósito da mesma.
A solução para manter uma organização do terceiro setor em dia é realizar um controle de caixa, além disso o fluxo de caixa garante transparência para as ONGs que tem como a principal fonte de renda as doações.
Com o controle de caixa é possível identificar como o dinheiro chega e como ele é utilizado dentro da organização, possibilitando o gestor identificar o momento financeiro que a organização está, possibilitando assim uma maior assertividade na hora de conseguir capital e cortar gastos que possam estar prejudicando o capital da organização.
Por essa tarefa ser tão essencial para as organizações do terceiro setor, é necessário ter uma atenção extra na hora de realizar essa tarefa, pensando nisso, preparamos esse artigo com 5 passos para você seguir na hora de implementar um controle de caixa efetivo em sua ONG.
Quer entender melhor sobre como gerenciar uma instituição do terceiro setor? Somos uma empresa contábil especializada em ONGs e em nosso blog você encontra diversos artigos para te ajudar a gerenciar melhor sua instituição. Veja links abaixo!
- Como gerar receita para ONG?
- Veja o passo a passo de como montar um planejamento anual para a sua ONG
- ONGs devem ou não pagar impostos? Saiba agora:
O que é o controle de caixa?
O fluxo de caixa ou o controle de caixa, nada mais é do que o controle do fluxo de caixa de uma empresa, ou seja, é o controle de todas as entradas e saídas, toda as movimentações financeiras, através do registro de entradas e saídas é possível manter um controle sobre os recursos e atividades financeiras.
Qual a importância do controle de caixa para uma ONG?
As ONGs pertencem a um mercado que é administrado normalmente por pessoas de forma
voluntário em prol da sociedade e de uma cauda a qual acredita, como as ONGs contam com trabalho voluntário e a maior parte da renda é proveniente de doações, o controle do caixa é a melhor forma de demonstrar que a organização está gerando as atividades sociais a que se predisponha a realizar.
Além disso, do ponto de vista econômico, o controle do fluxo de caixa ajuda a visualizar cenários e tomar decisões assertivas envolvendo o capital da mesma.
As organizações sem fins lucrativos contam com impostos a serem pagos, contas de água, luz, internet, o fluxo de caixa ajuda a encontrar maneiras mais eficientes de utilizar o dinheiro, além de ajudar a encontrar e parar os gastos desnecessários que possam gerar prejuízos.
Como fazer um controle de caixa efetivo para ONG?
Apesar de ser uma tarefa de tamanha importância, com disciplina e o auxílio de um profissional da contabilidade essa tarefa pode ser realizada e bem sucedida em sua ONG, veja abaixo 5 dicas para fazer o controle de caixa em sua organização do terceiro setor.
- Faça o registro de todo o saldo inicial da sua ONG;
- Registre sempre e com exatidão todas as entradas e saídas;
- Mantenha guardado os comprovantes de todas as transações financeiras da sua organização, como as próprias entradas e saídas;
- Faça um levantamento de todas as despesas físicas;
- Utilize a tecnologia para agilizar e garantir assertividade nos processos de controle.
Tenha o auxílio da Vertice Contadores
Nos, dá Vertice Contadores somos especializados na prestação de serviços para instituições do terceiro setor, com profissionais especializados, atualizados e com expertise para guiar a sua ONG no melhor caminho de gestão para potencializar os resultados financeiros e continuar a melhorar os seus serviços prestados para a sociedade.
FAÇA AGORA COM O AUXÍLIO DA VÉRTICE, UM CONTROLE DE CAIXA EFETIVO EM SUA INSTITUIÇÃO