Atenção ao Fazer o Planejamento Tributário da Sua Empresa

Post 010 Planejamento Tributario - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Com os adventos da tecnologia nos últimos anos, mudou-se a forma de fazer contabilidade. Somando este fator às constantes alterações tributarias as quais as empresas devem se adaptar no país, os empresários tiveram que se adaptar e aprender a administrar de forma efetiva seu negócio, obtendo assim, maior lucratividade em seu negócio. Essas mudanças levaram os empreendedores a adquirem uma nova habilidade: planejamento tributário.
Para o diretor da Confirp contabilidade, Richard Domingos, planejamento tributário é o gerenciamento de impostos feita por especialistas que estruturam as corporações, resultando na saúde financeira. “Sabemos que, em média, 33% do faturamento das empresas é pagar impostos. Com a alta tributação no Brasil além de ter que enfrentar a vida em empresas informais, quebrando várias empresas com dívidas fiscais elevadas. Assim, é salutar dizer que a evasão fiscal é legal, ou seja, planejamento tributário, “explica a especialista.
No país, os principais tipos de tributação são três: simples, Real ou assumido. Também de acordo com o diretor da empresa de contabilidade, a opção para o tipo de imposto pode ser feita até o início do próximo ano, mas devem ser efectuados ensaios previamente e cuidadosamente, para que você reduzir a chance de erros.
Domingos também ressalta que cada caso é único e merece uma avaliação específica, demonstrando que não há um modelo a ser seguido para a realização de planejamento. “Muitas pessoas pensam que o melhor tipo de tributação é o simples, no entanto, há casos até mesmo que tal tributação não é o mais interessante, mesmo que a empresa atende todas as especificações,” diz ele. “Simplesmente colocar, um planejamento tributário é feito a análise e aplicação de um conjunto de ações relativas aos negócios, atos jurídicos ou materiais de situações que representam um menor carga tributária e, portanto, uma maior saída econômica, normalmente executadas por uma entidade jurídica, para reduzir a carga fiscal,”acrescentou Domingos.
Empresários devem ter o cuidado para não confundir evasão fiscal, que é o planejamento tributário com evasão ilegal, evasão fiscal, desde que, neste último caso o resultado da redução da carga fiscal vem da prática ilegal ato punível nos termos da lei. “Com pressa para fazer um planejamento tributário, o empresário muitas vezes esquece preocupações básicas para se manter dentro da lei. Para evitar que sejam ilegal, nenhuma lei que permite à autoridade administrativa desconsiderar atos ou negócios jurídicos, feitos com a finalidade de dissimular o facto gerador do tributo, para não haver “adverte o CEO da empresa.
Finalmente, a especialista aponta que o empresário deve manter em mente que o planejamento tributário é meio preventivo, pois deve ser executada antes da ocorrência do evento dando origem ao imposto. “Um exemplo deste tipo de ação é mudar a empresa de uma cidade ou estado para outro que concede benefícios fiscais”, explica a especialista.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Se aproximando as festas de Natal e ano novo, abre…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat