Aumente sua Oportunidade de Negócio e Evite Ruídos na Comunicação

Ruidos Comunicacao Interna - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O empreendedor precisa ouvir o que o seu cliente diz, no entanto, o ruído na comunicação interfere o conteúdo e o que se entende não é o que foi dito. Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina diz que, na tentativa de querer acertar, muitas vezes o empreendedor toma o caminho errado e, como resultado, há problemas no ambiente corporativo, que têm um impacto negativo sobre o processo de comunicação e até mesmo no resultado final das vendas.

“A comunicação pode acontecer em qualquer lugar. E os ruídos também. Alguém fala algo, entendemos outra coisa de acordo com nossa percepção e nossa visão de mundo e vamos deduzindo coisas, baseados nestas premissas, que nem sempre são as corretas. Tudo certo para dar errado!”, afirma Gladis.

Um dos principais problemas apontados por Gladis é quando a empresa não entende a necessidade do cliente e acaba tendo que refazer o trabalho. Além de perder tempo e energia, o dano causa retrabalho, como a equipe precisa se concentrar mais uma vez em um serviço que já foi feito uma vez. Se o retrabalho acontece mais de uma vez, a empresa sai perdendo ainda mais e evita a oportunidade de negócio. Ainda mais que os serviços são pagos pelo produto final e não por quantas vezes a empresa precisa refazer.

Aqui estão algumas dicas sobre como eliminar o ruído na comunicação:

1-Fale a mesma língua

Se você precisa falar com um estranho, certifique-se a língua comum está bem traduzida. Obtenha ajuda e certifique-se que o conteúdo é realmente o que você quer se comunicar. Nada de “Portunhol” ou “Embromation”!

2-Cuidado com as palavras

Mesmo quando se fala a mesma língua, o poder das palavras pode dar origem a interpretações erradas. Às vezes, por ansiedade ou outra emoção, o tom soa mais agressivo do que o pretendido. Então, se você acha que isso está acontecendo, peça a alguém para ler a sua mensagem e, se necessário, mude as palavras e a forma como você escreve para suavizar o conteúdo.

3-Não dependa somente de emails

Às vezes um simples telefonema pode resolver grandes problemas. Evite responder e negociar apenas por e-mail. Sabemos que este é o caminho mais seguro que existe, uma vez que pode arquivar mensagens que servem como prova do que foi dito, mas nem sempre é a melhor solução.

4-Responder com o que você entende

Vale a pena se certificar de que o que você entendeu foi o que o cliente quis dizer. Repita mais de uma vez o que foi dito para se certificar de que ambos concordam com o que foi acordado e formalizar o conteúdo. Então, sim, você pode obter o e-mail como ferramenta de confirmação.

“Quando nos depararmos com siglas, expressões comuns para o nosso ambiente ou tarefas que não estejam muito bem delineadas, precisamos perguntar, checar a compreensão, sem medo para garantir que entendemos exatamente o que está sendo dito e otimizarmos nosso tempo, um bem precioso e cada vez mais escasso”, ressalta Gladis.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Foi publicada no DODF de 11 de abril de 2013…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat