Qual o Nível de Maturidade da sua Empresa?

Crescimento 2 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A maturidade de uma pessoa, em geral, está associada com o conhecimento que ela adquiriu ao longo do tempo e, acima de tudo, como ela domina este conhecimento e consegue transformá-la em resultados. Amadurecer significa desenvolver e evoluir constantemente.

No caso de uma organização, o conceito é o mesmo. Assim, podemos dizer que a maturidade da empresa é associada com o conhecimento internalizado ao longo do tempo e como esse conhecimento em resultados efetivos. Desta forma, a maturidade corporativa está relacionada aos seus principais processos e como eles são planejados, executados, controlados e gerenciados.

Parece complicado, mas se olharmos na prática torna-se mais fácil. SMES, pergunte-se o seguinte: quais são os procedimentos de “pagamentos” da sua empresa, por exemplo? Eles são os mesmos de alguns anos atrás? Provavelmente, algumas coisas mudaram, não é? Em geral, os novos cenários, erros e fracassos ajudam a melhorar e aprimorar a prática.

No entanto, a mudança constante pode também acarretar perdas. Por exemplo: uma pessoa pode deixar a empresa e a atividade que ela tinha que ser realizado ou ser feita com má qualidade, se esse conhecimento não está devidamente formalizado ou não ser passado para outros. Mas, mesmo nesses casos, você pode aprender a fazer melhor da próxima vez.

Nível de maturidade em gerenciamento

A empresa também pode ter diferentes níveis de maturidade quando analisamos as várias áreas da gestão: processos básicos, estratégia, marketing, sustentabilidade, pessoas, inovação e entre outros.

Compreender e identificar o nível de maturidade da gestão da empresa é um diferencial importante, pois esclarece as questões que estão causando gargalos e impedindo o desenvolvimento do negócio, ajuda a aumentar as áreas de oportunidades e facilita e orienta os pontos a serem desenvolvidos.

Existem vários modelos para medir a maturidade de gestão de negócios. Em geral, eles levam em conta cinco etapas. Na primeira, a empresa não tem procedimento formal ou método para gerenciar seus processos e projetos. Da segunda para a terceira, a organização já tem algumas ferramentas de gestão, e, em alguns casos, os processos já estão no processo de integração.

Já na quarta e quinta etapas, a gestão já está totalmente integrada, com objetivos definidos e apoio da liderança. A variação de maturidade vai depender de como são os procedimentos para determinar e melhorar os gargalos da empresa. Em outras palavras, o quanto a empresa leva em consideração uma política de melhoria contínua.

Para pequenas e médias empresas brasileiras que não têm profissionais de gestão para fazer esta análise, contratar uma empresa de consultoria pode ser uma boa solução, uma vez que é possível obter uma avaliação detalhada e, em cima disso, montar um plano de ação compatível com o negócio e mercado. É importante ter em mente que determinam o grau de maturidade da sua organização podem fazer a diferença quando se trata de entrar em novos segmentos, uma vez que é possível saber o quanto suas PMEs serão preparadas para o mercado, especialmente em relação à concorrência.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
O empreendedor precisa ouvir o que o seu cliente diz,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat