Como Contratar Funcionários com Necessidades Especias?

Stk212417rke - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitos empresários já têm no quadro de colaboradores de suas empresas pessoas com deficiência e unem essas contratações ao sucesso nos negócios. Contratá-los pode ser bom para as empresas, pois esses funcionários somam valor aos serviços e a motivação a eles se transforma em produtividade e incentivo para a equipe inteira. Mas você sabe como contratá-los de acordo com a lei?

Conforme a lei 8.213 de 24 de julho de 1991, as empresas que possuem mais de 100 funcionários devem preencher de 2% a 5% de suas vagas de trabalho com a contratação de colaboradores com alguma espécie de deficiência. Lembre-se que, independente dos números que a lei disponibiliza, a empresa que tem consciência de inclusão pode realizar a contratação desses funcionários desde que se atente às suas necessidades.

Em 2010, dados do Ministério do Trabalho e Emprego afirmaram que o número de pessoas com deficiência trabalhando era de 306.013, enquanto em 2009, esse número era de 288.953. Ainda conforme esses dados, os portadores de necessidades especiais conseguem melhor posto no mercado de trabalho, sendo 166.690 empregados, enquanto os que têm deficiência intelectual e múltipla são os menos incluídos e aparecem com 15.606 e 3.845, respectivamente.

De acordo com Fernando Borges Vieira, advogado do MMAA (Manhães Moreira Advogados Associados), a porcentagem de vagas de empregos a serem direcionadas aos reabilitados ou deficientes dependem do número de trabalhadores contratados na empresa e segue a seguinte proporção:

– Entre 100 e 200 trabalhadores: 2% podem fazer parte do quadro de funcionários da empresa;
– Entre 201 e 500 trabalhadores: 3% podem fazer parte do quadro de funcionários da empresa;
– Entre 500 e 1000 trabalhadores: 4% podem fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

Mas, antes de contratar pessoas com necessidades especiais, é necessário saber o que a lei considera como deficiência. O advogado listou os seguintes itens para os empresários darem atenção:

– Perda total ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere impossibilidade para desempenhar atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
– Deficiência permanente, aquela que ocorreu e permaneceu durante um período suficiente para impossibilitar a recuperação ou não ter nenhuma probabilidade de que se mude o estado, apesar de novos tratamentos;
– Redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, sendo necessário o auxílio de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de necessidades especiais possa receber ou transmitir informações importantes ao seu bem-estar e ao desempenhar atividades a serem exercidas.

Lembre-se que as empresas que se encaixam no número de funcionários citados anteriormente nesse artigo e que não obtém a porcentagem certa de trabalhadores portadores de deficiência, podem ser levadas a juízo e estão sujeitas a pagarem multas que variam de acordo com o número de colaboradores que a empresa possui. O pequeno empresário não se encaixa no que diz a lei devido a quantidade de colaboradores, mas pode ter a consciência da inclusão social e procurar uma entidade que o ajude na contratação de pessoas com deficiência.

E você, pequeno empreendedor, tem vontade de contratar funcionários com necessidades especiais para sua empresa?

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Ao organizar os antigos documentos e papeladas acumuladas, muitas pessoas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat