Consumidor atual: exigente e impaciente

Magnifying Glass 56e0a3bd3df78c5ba056718b - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Consumidores cada vez mais exigentes. Esta é a realidade atual do mercado brasileiro. Independente de estar comprando uma casa ou seis pães na padaria da esquina, as pessoas esperam um bom serviço com um produto/serviço de qualidade. A falta de tempo do consumidor, juntamente com a grande concorrência no mercado, serve como explicação para este fato.

Outro fator a ser observado é a ascensão da nova classe média, que passou a ter acesso a serviços exclusivos antes de classes mais altas, como a TV a cabo e internet banda larga. Isso aumentou a demanda e, consequentemente, desafiou as empresas a manter a qualidade dos serviços prestados. Mas o que fazer com um número crescente de consumidores tão exigente? A resposta é qualidade e relacionamento.

Uma das evidências de que o consumidor é muito mais ativo e exigente são os sites exclusivos para avaliações e reclamações. Um dos mais conhecidos é o Reclame Aqui. Todos os dias centenas de clientes insatisfeitos preenchem um cadastro e postam suas reclamações no site, o que tem preocupado muitas empresas. E não é para menos. Afinal, se o consumidor pretende fazer uma compra, mas não conhece a marca, faz uma pesquisa no Google. Se a primeira página que aparece já contém uma reclamação, a compra pode ser comprometida.

Uma pesquisa realizada pela Mobile Marketing Association (MMA) mostra que no Brasil 42% dos usuários de internet móvel a utilizam para encontrar uma boa oportunidade de negócio, ou fechar um acordo.

Isto é, a imagem que uma organização mantém on-line é essencial para a sua reputação e posicionamento no mercado. Mas o mais importante para estar presente em todas as redes sociais é ter uma relação concreta com o seu público. E quando fala-se em relacionamento, significa dizer dizer atendê-los bem, dar respaldo e feedbacks, independentemente do meio de comunicação escolhido pelo consumidor. Os clientes querem sentir participantes da comunidade de marca, querem dar opiniões e ter suas perguntas respondidas. Para isso, é essencial ter pessoas prontas para esclarecer todas as dúvidas e manter a comunicação com o público.

Centrais de contact center também são ferramentas poderosas para manter a comunicação com os clientes. Alguns terceirizam este serviço, mas outros estão optando por internalizar. Uma recente pesquisa feita pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP ) aponta que 65% das empresas entrevistadas têm operações internas. Trazer o contact center para a própria empresa tornou-se uma alternativa comum neste cenário de consumidores participativos e mais exigentes.

As empresas que estão tomando esta medida para internalizar o contact center afirmam ter muitos benefícios no processo. Segundo eles, a empresa deve estabelecer um maior contato com os profissionais de contact center e, consequentemente, pode treiná-los para realizar um serviço mais especializado para o perfil de seus clientes. Algumas optam por habilitar líderes para essas atividades, a partir de treinamentos que mostram os valores e objetivos da empresa.

Outro levantamento do Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) apontou que, em um ano, o número de queixas de consumidores por atendimento inapropriado triplicou, sendo que 11% deles também relataram ter ouvido desaforos nessas circunstâncias.

Enfim, o consumidor de hoje não é o mesmo de 20 anos atrás. Ele tem menos tempo e mais exigências. Saber atender ou até superar suas expectativas é o segredo para o sucesso.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Com uma fatia significativa da geração de riqueza e empregos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat