Dicas para Evitar a Rotatividade de Funcionários na Empresa

Rotatividade - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O termo turnover é designado para avaliar o nível de rotatividade de colaboradores, ou seja, a admissão e demissão de colaboradores em uma empresa. Essa é a grande preocupação das companhias, pois a saída e entrada de pessoas influenciam diretamente nos resultados, satisfação de funcionários e na produtividade geral.

A demissão de um colaborador é sempre ruim para organização, em especial quando se trata de bons funcionários. Além disso, outra questão é que os empresários têm que arcar com gastos de rescisão do antigo profissional, despesas de seleção do novo contratado, e, claro, direcionar outro profissional para treinar e capacitar o novo colaborador. Conforme Ricardo Barbosa, diretor executivo da empresa Innovia Training & Consulting, o turnover ideal para empresas é somente aquele realmente preciso para a renovação do corpo profissional.

As despesas que as empresas têm muitas vezes variam devido às terminações, mas podem gerar um custo muito alto para a empresa. “O custo da rotatividade de pessoal, podem atingir o equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo da posição. O que significa dizer que para o mesmo valor, permanece o mesmo funcionário trabalhando durante 8 meses, “disse o comerciante.

Assim, é crucial evitar fatores que causam uma alta taxa de rotatividade, que estão diretamente ligadas à motivação no local de trabalho. Quando este for baixa, é urgente que a organização analisar seu ambiente humano e descobre as causas e tomar medidas para saná-las, melhorando o clima e a motivação humana.

Para ajudar a reduzir o número de negócios empreendedores, Ricardo Barbosa deu algumas dicas:

Pergunta: quando o empregado sai u é acionado para fazer uma entrevista pessoal para saber por quê. Questionário estruturado para ser preenchido por mera formalidade inútil;

Verificar valores: Compare o salário que você oferece com outra empresa. Muitas vezes têm a triste descoberta que está formando mão de obra para seus concorrentes.

Fazer um diagnóstico interno: sua empresa tem um caminho claro de carreira? Qual é o clima que reina na empresa? Como supervisores e monitores de qualidade tratam os empregados? Eles dão feedback? Pesquise esses dados cuidadosamente;

Investir em treinamento e reciclagem: como são feitas de reciclagem ou aperfeiçoamento? Solicitar o livro e participar de algum curso. Olho sobre isso, porque é comum para algumas empresas cometerem o erro de enviar o empregado para participar mais de uma vez, alegando que “desta vez ele aprende”;

-Verificar comportamentos: sua empresa tem condições de mudar para fins de semana, feriados e horas extras? É comum escalar pessoal com o objetivo de punição. Este é um ponto muito importante, veja se a empresa não tem qualquer funcionário protegido. Quantas faltas aos sábados e domingos? Também Confira as falhas às segundas-feiras (dia à procura de outro emprego).

Empresários, evitem o volume de demissões, invistam na reciclagem antes de demitir. Como em seu negócio, você lida com a rotação do seu time?

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
O aumento da pesquisa sobre Sebrae crédito para microempreendedores individuais…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top