Toda empresa vive de lucro, mas para isso, é necessário vender. Quando falamos em vendas, logo vem a pergunta principal: como vender? O marketing é a área em que as empresas encontram as melhores ferramentas e técnicas para fazer o seu negócio rentável, seja em relação ao varejo ou de negócios.
O cenário para as PMEs é o mais crítico, porque muitas vezes há verba é muito pequena para estas aplicações e cometer erros pode ser fatal devido ao pequeno fluxo de caixa.
Então trouxemos cinco dicas básicas para começar a organizar de marketing de sua empresa, gastando pouco.
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Primeiro, precisamos entender que o marketing não é apenas divulgação. É um conjunto de ações que servem para diversas áreas da empresa e seus clientes. Para os clientes, por definição, a função básica é a de determinar quais produtos ou serviços são capazes de satisfazer as necessidades das pessoas de certos grupos sociais e econômicos.
Existem quatro princípios do marketing: produto, preço, praça e promoção. Mas, hoje, nós vamos cuidar de um dos itens da promoção que é a comunicação de marketing.
Comunicação, a partir do latim communicare, que significa “em comum”. Isto é, a comunicação da sua empresa é colocar o cliente em conformidade com seus valores, produtos ou serviços.
Existem várias maneiras de fazer este anúncio. Vamos dar cinco dicas sobre como fazer isso de forma eficaz.
1) Pesquisa. Saiba quem é seu cliente, onde ele está e por que precisa de seu produto. Sabendo que isso você não vai perder tempo e dinheiro tentando vender algo para alguém que não precisa.
2) Divulgue. Hoje em dia existem dezenas de meios de divulgação, alguns até têm custos mais baixos, como panfletos e jornais. Você também pode usar jornais de grande circulação, rádio ou até mesmo na televisão. Este último exige maior investimento, mas quando bem produzido e direcionado ao seu público adequadamente, vai trazer um alto retorno.
3) Atenda Bem. Este é um ponto controverso da maioria das empresas. Muitos investem quase todos os recursos em produtos, pesquisa e difusão, mas quando um novo cliente ou até mesmo um consumidor fiel precisa de sua empresa que são atendidas por pessoas de baixa habilidade ou remuneração. Qualificar, gerar receita também e exigem alto desempenho de seu serviço, mesmo que da sua telefonista ou secretária. Quando um cliente precisa de sua empresa, este é o seu primeiro contato. É lá onde tudo começa. Não pense que esta é uma função somente dos vendedores. No atendimento é que começa o relacionamento entre sua empresa e o cliente.
4) Transforme seus Produtos em Serviços. Hoje não é o suficiente para ter um bom produto, é necessário entregar o cliente algo mais. Surpresa! Há várias maneiras de ser feito. Existem várias opções, tais como: instalações livres, manutenção preventiva, melhorias grátis e tudo o que vai fazer sua conta ser surpreendido de vez em quando e até mesmo imaginar em mudar de fornecedor.
5) Presença Digital. O Brasil talvez não tenha o maior número de usuários de Internet no mundo em relação à sua população, mas com certeza é um dos países mais apaixonados por internet. Esqueça o preconceito! Ainda engatinham neste caminho e que já incluiu a sua empresa no mundo digital está começando a colher os frutos. A mídia tradicional e catálogos já estão migrando. Lista Telefônica diminui enquanto os motores de busca como o Bing crescem.
Mas um detalhe: como estamos com os dias contados. Atualmente, plataformas sociais oferecem espaços para manter a marca da sua empresa, fazer a sua divulgação e promover a melhor relação com o cliente.
Essas dicas dão uma visão geral do que a sua empresa pode trabalhar em alguns pontos de comercialização. É claro que não é tão simples, mas desenvolver os pontos certifique-se a rentabilidade da sua empresa irá aumentar e seus clientes serão mais felizes.
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