Monitorar Vendas e Estratégias de Fidelização de Clientes

Planejamento Estrategico Das Vendas - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

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A pró-atividade que se exige dos funcionários não é uma premissa simples de ser notada. Às vezes, o empreendedor precisa saber qual o tempo ideal para levar uma nova solução ou abordagem frente aos obstáculos do dia a dia. Um exemplo que prova ser um dos maiores problemas para toda a cadeia produtiva é a falta de comunicação entre as equipes, sejam elas de diferentes departamentos de uma mesma empresa ou entre empresas e fornecedores.

Um bom exemplo é quando um consumidor entra em uma loja de eletrodomésticos e opta por um ventilador em promoção. Quando chega em casa, o cliente tenta montar o produto de acordo com o manual de instruções e não consegue. Depois de algumas tentativas frustradas, ele desiste e procura a loja novamente para resolver o problema. Neste momento já existe um ponto negativo no processo de vendas.

Quando volta para a loja, você vai encontrar outras pessoas na mesma situação, com o mesmo produto. “Se várias pessoas reclamam do ventilador, por que ele ainda está sendo vendido?”. Ao mesmo tempo, os consumidores insatisfeitos começam a divulgar informações sobre o problema com o produto ali mesmo, no carro ou nos corredores de eletrodomésticos. Essa cena soa familiar?

É neste ponto que o acompanhamento das atividades relacionadas com a venda e pós-venda devem fornecer informações suficientes para que o empreendedor crie uma solução estratégica, afinal, é a reputação da sua empresa que está em jogo tanto quanto a do fabricante.

Primeiro de tudo, que tal a empresa perguntar qual seria o problema? Peças que não se encaixam em um manual de instruções com pouca informação ou o fracasso de toda a linha de ventiladores? Todas essas informações devem ser enviadas para o fabricante para que ele também possa tomar medidas sobre o produto. Se a fábrica não sabe como resolver a situação da empresa, é hora de parar de negociar com o fornecedor e olhar para o outro. Afinal, produtos de qualidade geram a confiança do consumidor com a marca da loja de promoção de vendas e gera lucro. Caso contrário, podem gerar dores de cabeça.

“É tempo de mudar e melhorar as coisas, com as necessidades de produtividade, eficiência e cliente”. Se a empresa e fabricante encontrarem uma solução em conjunto, é provável que as vendas irão restaurar e todos têm o final feliz que eles merecem.

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