Ícone do site Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Nova Lei Incentiva a Quitação de Débitos Tributários com o Distrito Federal

НАДБАВКИ - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Foi publicada no DODF de 11 de abril de 2013 a Lei 5096 que cria o Recupera/DF, trata-se de um regime incentivado de quitação de débitos tributários com o Distrito Federal. A lei visa incentivar a regularização de débitos constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa cujo fato gerador seja até 31 de dezembro de 2011 e até mesmo saldo de parcelamentos deferidos, ativos ou já cancelados de ofício pela autoridade competente.

Podem ser incluídos no programa débitos relativos a: ICMS; ISS; IPTU; IPVA; ITBI; ITCD; Simples Candango; TLP; Decorrentes de penalidades pecuniárias, por descumprimento de obrigação acessória.

Os débitos serão consolidados considerando 3 agrupamentos distintos e o contribuinte poderá optar se efetuará o pagamentos das 3 consolidações ou apenas alguma destas, os grupos serão:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Vertice pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Não serão incluídos no Recupera/DF débitos oriundos de sonegação fiscal, porém o contribuinte que possua autos de infração cuja parte decorra de sonegação e parte não, poderá requerer o desmembramento da cobrança para sua quitação parcial. Mesmo procedimento poderá ser adotado para autos que contenham débitos posteriores a 31 de dezembro de 2011.

Quais são os benefícios da Lei?

Redução de juros de mora e multa, inclusive a moratória, nas seguintes proporções:

No pagamento das penalidades por descumprimento de obrigações acessórias:

O programa impõe algumas condições que merecem destaque:

Débitos já executados e em fase de hasta pública ou leilão somente poderá ser pagos em uma única parcela.

A adesão ao Recupera/DF deverá ser feita até o dia 27 de maio de 2013 pelos contribuintes sujeitos à apresentação de garantia real ou que pleitearão desmembramento de autos de infração. Os demais contribuintes receberão até o dia 30 de maio de 2013, boleto da Secretaria de Fazenda com o valor a ser pago e sua adesão se dará automaticamente pelo pagamento do boleto enviado, seja na modalidade de quitação integral ou parcelado. O contribuinte que não receber o boleto até o dia 30 de maio deverá procurar um agência de atendimento para retirá-lo.

Serão excluídos do Recupera/DF o contribuinte que não pagar 3 parcelas consecutivas ou não ou deixar uma única parcela em atraso por mais de 90 dias. O atraso no pagamento das parcelas implica em multa de 5% se houver sua quitação em até 30 dias e 10% se superar este prazo.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile