Pequenas Empresas Podem ser Isentas de Impostos Federais

Entenda Como Os Impostos Recaem Sobre As Centrais De Negócios 800x550 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As micros e pequenas empresas incluídas no Simples Nacional podem ser isentas do pagamento de tributos federais, nos quatro primeiros anos de atividade. A medida está prevista no complemento de Bill (PLP 113 de 2011), do deputado Alfredo Sirkis, o PV do Rio de Janeiro, aprovado na semana passada, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos representantes.

A ideia da proposta é dar a essas empresas um fôlego inicial, quando ainda não conquistou clientes e não consolidada no mercado, explicou o repórter, William Campos, o PSD de São Paulo, que também é presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas empresas. No entanto, o representante salientou que a aprovação da proposta na próxima Comissão, Finanças e Tributação, não é garantida.

“Como isso implica uma renúncia de receita tributária, quando analisadas de Finanças e Tributação Comissão, o relator, de acordo com o autor, você deve encontrar a fonte de compensação para esta isenção. Se não provisionado, se não indicado de onde vem essa compensação, o projeto será rejeitado por inadequação orçamentária e financeira”, explicou Campos.

A rejeição por inadequação orçamentária está prevista na regulamentação como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, Lei Complementar 101 de 2000) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

De acordo com Alfredo Sirkis, de acordo com o Sebrae, micro e pequenas empresas respondem por mais da metade dos postos de trabalho oficialmente registrados no país. Mas, para cada 100 empresas criadas, 73 sobrevivem aos primeiros dois anos. Ao apresentar a proposta, o deputado avaliou que é justamente a excessiva carga tributária uma das razões que dificultam a sobrevivência das empresas.

Para José Matias Pereira, professor de administração pública da Universidade de Brasília, o sucesso no manuseio da proposta dependerá da análise que o Governo terá que fazer sobre o impacto fiscal da medida. Ele lembrou que a isenção de impostos federais gera um processo em cadeia, o que afeta a coleção.

“Mas, de qualquer maneira, calculado este impacto e o Governo englobando a idéia apresentada pelo deputado, parece-me que é algo importante”, disse ele.

O projeto de lei que isenta de imposto de renda, IPI, CSLL, Cofins e PIS-Pasep, durante os quatro primeiros anos de atividade, micro e pequenas empresas incluídas no Simples Nacional estará sob a responsabilidade de José Vancouver o PSB do Rio Grande do Sul, de Finanças e Tributação Comitê para a apresentação do novo visual.

O Sirkis proposta não está no texto da nova revisão da lei geral das micro e pequenas empresas, que já foi aprovada pela Câmara e está prevista para ser votada pelo Senado no esforço concentrado previsto para os primeiros dias de julho.

Como novidades principais, o texto prevê a entrada de micro e pequenas empresas do setor de serviços no regime tributário simplificado e reduzido o Super simples e a redução de taxas cobradas no segmento para o pagamento de ICMS.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
A partir de janeiro de 2015, empresas industriais e atacadistas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat