Profissionais Liberais Devem Recolher Contribuição Sindical até 29/Fevereiro

Profissionais Liberais - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

De acordo com o artigo 583 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os agentes ou trabalhadores autônomos e profissionais liberais devem recolher a contribuição sindical anual aos respectivos sindicatos de classe.

O recolhimento obedece ao sistema de guias, de acordo com a Portaria MTE nº 488/05, sendo o recolhimento realizado no mês de fevereiro. Logo, o prazo final de vencimento é até 29/02.

Profissional Empregado

Se for também empregado, o profissional liberal poderá optar pelo pagamento da contribuição sindical unicamente à entidade sindical representativa da respectiva profissão, deixando de sofrer o desconto em março da contribuição sindical como empregado, desde que exerça a profissão liberal, efetivamente, na firma ou empresa, e como tal sejam nelas registrados, conforme expresso no art. 585 da CLT.

Nesse contexto, vale esclarecer que o empregado que for regularmente inscrito na OAB, independente de exercer a advocacia na empresa, está liberado da contribuição sindical do empregado, independente de cumprir os requisitos do art. 585 da CLT, pois a Lei 8.906/94 assim o determina.

Pertine apresentar a Nota Técnica SRT/MTE nº 11/10, acerca da opção dos profissionais liberais e autônomos com base no artigo 585 da CLT, onde está disposto que:

A solicitação evidenciou a necessidade de esclarecimentos no sentido de que o valor da contribuição sindical do profissional liberal deve ser repassado ao sindicato da respectiva profissão, e ser recolhido por meio da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) quando o empregado utilizar a opção prevista no art. 585 da Consolidação das Leis do Trabalho, de efetuar o pagamento diretamente à entidade sindical profissional.

Multa

O pagamento da contribuição sindical fora do prazo, quando espontâneo, é acrescido da multa de 10% nos primeiros 30 dias, com adicional de 2% por mês subsequente de atraso, além de juros de mora de 1% ao mês.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
A restituição do Imposto de renda poderá ser atualizada monetariamente…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat