Qual a previsão para os empreendedores em 2013?

A Importancia Da Previsao De Demanda 810x425 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

2013 têm tudo para ser um ano muito promissor para o empreendedorismo no Brasil. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2011, em parceria com o SEBRAE e a qualidade brasileira e Instituto Produtividade (IBQP), todos os 54 países pesquisados, o Brasil está em terceiro lugar no número de empreendedores, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Isso significa que 27% da população brasileira, com idade entre 18 e 64 anos, são empresários. Em termos numéricos, 14,4 milhões têm entre 25 e 44 anos, 3,4 milhões têm até 24 anos, seis milhões estão na faixa de 45 a 54 anos, e 3,3 milhões têm mais de 55 anos, ou seja, Não há idade para entrar no universo do empreendedorismo no país.

“A experimentação pode-se notar que o comportamento dos empresários brasileiros mudou na última década e, atualmente, os proprietários de micro e pequenas empresas buscam conhecimento para iniciar e gerenciar negócios, porque eles entendem que quanto mais informações, a empresa será mais competitiva.”

Para fazer um panorama sobre as oportunidades de empreendedorismo e de mercado que possam surgir com a chegada do novo ano, confira o bate-papo com o especialista da Universidade São Francisco.

1 – Qual é a sua avaliação do crescimento no número de empreendedores no Brasil?
Eu acho que e da instabilidade econômica que o país passou por um longo período de tempo gerado na cultura brasileira algumas habilidades fundamentais para o empreendedorismo moderno: criatividade e facilidade de adaptação à mudança.

Com a melhoria de vários indicadores sociais brasileiros e econômicas, houve um aumento no interesse estrangeiro em nosso mercado, tanto para a expansão e a geração de novos negócios. Eu vejo que isso despertou as habilidades presentes no Brasil e estimulou o crescimento de novas empresas em comparação com outros países.

Outras habilidades foram adquiridas ao longo do tempo por empresários brasileiros, fazendo com que a sobrevivência do negócio. Você pode citar a busca de informações e conhecimento para iniciar e gerenciar seus negócios, pois com o acesso à informação através da televisão, rádio e internet, foi possível ampliar a visão do mundo e perceber que estudo e preparação darão a sobrevivência do negócio e também irá torná-lo mais competitivo.

2 – Uma pesquisa recente indicou que muitas empresas brasileiras fecham as portas antes de completar dois anos. Há uma falta de preparo para começar um negócio?
A velocidade das mudanças no mundo tem forçado as empresas a ser mais ágil e competitiva, alterando desta tamanha tendência das empresas, que são grandes para pequenas empresas, e estes muito maiores em número.

PME só irá garantir a sua sobrevivência se eles têm como líderes pessoas que entendem a diferença entre um empresário e empreendedor. Muitos querem ser um empresário, mas poucos querem o fardo de ser um empreendedor. Muitas das pequenas empresas são criadas e geridas por pessoas que querem ser empreendedores, ou seja, ter o próprio negócio, o status. No entanto, não quer pagar para a acusação de que o negócio requer, e que somente aqueles que têm perfil empreendedor conseguem superar. Dedicação, iniciativa, persistência, comprometimento, capacidade de assumir riscos calculados, persuasão, planejamento e autoconfiança devem fazer parte do vocabulário e os desafios de desenvolvimento empresarial.

Sabe-se que é possível com a empresa de formação. Portanto, o crescimento de programas de formação de empreendedorismo do Brasil demonstrou que as PME estão entendendo a mensagem da fórmula de sucesso para a sobrevivência dessas empresas.

3 – Como será o mercado para as PME em 2013?
O faturamento real das micro e pequenas empresas em geral têm registrado um aumento em comparação com 2011. Fatores como o desempenho positivo do consumo interno, favorecido pelo baixo desemprego e aumento da renda do trabalhador, têm puxado para cima o resultado.

Com base nisso, temos uma perspectiva otimista e promissora para as PME, bem como eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, gerando a necessidade de infra-estrutura, produtos e serviços que permitem a criação de novas empresas, especialmente as pequenas. Atrevo-me a dizer que, se alguém sonha de ter um negócio próprio, à hora é agora!

Embora o período seja interessante e promissor para as PME, é importante saber que a criação da empresa deve ser baseada em oportunidades de mercado reais e não em subjeções infundadas. A identificação dessas oportunidades deve ser informada pela pesquisa em fontes primárias ou secundárias e alinhados, sempre que possível com o gosto do empresário por empresas e não mercado interno, favorecido pelo baixo desemprego e aumento da renda do trabalhador, tem puxado para cima o resultado.

Com base nisso, temos uma perspectiva otimista e promissora para as PME, bem como eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, gerando a necessidade de infra-estrutura, produtos e serviços que permitem a criação de novas empresas, especialmente as pequenas. Atrevo-me a dizer que, se alguém sonha de ter um negócio próprio, à hora é agora!

Embora o período seja interessante e promissor para as PME, é importante saber que a criação da empresa deve ser baseada em oportunidades de mercado reais e não em subjeções infundadas. A identificação dessas oportunidades deve ser informada pela pesquisa em fontes primárias ou secundárias e alinhados, sempre que possível com o gosto do empresário por parte das empresas e não apenas para o ganho financeiro.

PME no Brasil vai investir mais em serviços do que na indústria ou no comércio. Esta é uma tendência mundial que demonstra a alteração no perfil das empresas. No modelo antigo do mundo dos negócios, a base foi à indústria. Hoje, o modelo é o conhecimento e as relações humanas e trabalho em rede, sendo, portanto, a justificativa para a ampliação aumentou de empreiteiros.

4 – O que outros fatores podem influenciar a abertura de empresas no próximo ano?
A esperança de um novo ano com melhor desempenho da economia é influenciado pela redução da taxa básica de juros Selic, que geralmente em vigor dentro de um tempo mais longo. Isso facilita as vendas e reduzir os custos de investimento, beneficiando os deputados. O pagamento do 13 º salário também pode ser um fator a considerar.

Meu olhar do futuro é que estamos em uma linha de cima e não desceram do país, e isso é encorajador para aqueles que querem empreender. A melhora de itens como o risco Brasil, reduziu à taxa básica de juros Selic, a expansão das exportações, tem favorecido o cenário.

Minha recomendação para os futuros empresários ou aqueles em dificuldade: dedicar-se ao estudo contínuo, a pesquisa, o foco em processos e, as pessoas estratégia de qualidade e eficiência. Estes são excelentes maneiras de garantir que os recursos das PME estão bem orientados.

5 – Como o empresário pode se preparar para investir em sua própria empresa ou abrir um em 2013?
Estudo e pesquisa! Estas são as melhores formas de garantir que os recursos financeiros, tanto para um novo empreendedor como daqueles que desejam expandir, estão bem orientadas. Capacidade empreendedora não é inata, mas algo feito de habilidades que podem ser desenvolvidas e melhoradas com dedicação na preparação por meio de estudo.

De acordo com o SEBRAE, por meio do programa de treinamento Empretec, as 10 competências (características comportamentais) do empreendedor são: busca de oportunidades e exigência iniciativa, persistência, comprometimento, qualidade e eficiência, riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de planejamento, informação e sistemática persuasão, monitoramento e redes, independência e autoconfiança.

Eu gostaria de destacar também a criatividade e flexibilidade é algo que deve permear o cotidiano do empreendedor brasileiro, isso ainda é muito presente na cultura e história brasileira é diferencial competitivo para o sucesso no mundo empresarial de hoje e do futuro.

6 – Como as PME podem se preparar para competir com tantos outros?
Qualidade! Independentemente de saber se a oportunidade é em produtos ou serviços com preços altos ou baixos, a oferta de qualidade em tudo que oferecemos é a melhor maneira! Lembre-se de que a qualidade é a entrega de produtos e serviços na especificação do que é determinado. Se for para atender as expectativas do cliente, perfeito!

7 – Por fim, quais são as dicas para os empresários?
Destaco, mais uma vez, que a criatividade e a flexibilidade são algo que estão presente na cultura brasileira. Use ou melhorar estas habilidades, as oportunidades que temos em nosso país na Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão grandes caminhos para inúmeras conquistas para os empresários. O mercado está aí, de portas abertas para aqueles que têm a vontade e determinação. Faça um ano diferente de 2013, sair do lugar-comum, realizar seus sonhos e ser tomada feliz!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Muita coisa tem sido dita sobre "o segredo das vendas",…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat