Saiba quais são as Despesas que um Franqueado tem de Pagar Durante o Ano

Bom Franqueado - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para comprar uma franquia, o mais importante é saber quais serão os principais gastos durante o ano e se planejar para pagá-los. A dica vale para a vida pessoal e a vida profissional do empreendedor que quer abrir uma franquia.

Quem sonha com a compra de uma unidade franqueada deve estar ciente de todos os custos e se preparar para lidar com eles.

Ao franqueado cabe investir (e reinvestir) recursos necessários para implantar a franquia e para mantê-la funcionando de acordo com as normas ditadas pelo franqueador.

Também é dever do franqueado arcar com os custos e despesas com a operação e gestão do seu negócio e também pagar o franqueador os valores relativos à aquisição e continuidade da franquia.

Normalmente, esses valores incluem: taxas de franquia, royalties e taxa de publicidade. Pode haver ainda a cobrança de outros valores, desde que previsto no contrato ou previamente ajustadas de comum acordo entre as partes.

O franqueado é obrigado a remunerar o franqueador, de acordo com as regras estabelecidas no contrato. Normalmente, a primeira taxa a ser paga é a de franquia.

Ela funciona como uma espécie de valor de entrada, porque dá ao franqueado o direito de fazer parte da rede e também para usar a marca da empresa franqueadora.

Este valor paga todo o conhecimento que o franqueador vai passar para o seu futuro fraqueado e sua equipe sobre a implantação, operação e gestão do negócio, incluindo muitas vezes os custos com treinamento inicial.

Normalmente, a taxa de franquia é pago uma vez, no momento da assinatura do contrato, e também na renovação do contrato.

Há pelo menos duas outras taxas que o franqueado costumará pagar ao franqueador – de forma periódica, normalmente a cada mês.

Um deles são os royalties, que são normalmente cobrados mensalmente pela maioria das franqueadoras como forma de remuneração pelo uso da marca e venda de seus produtos ou serviços.

Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos. Todos os modos são válidos, desde que expostos com transparência no contrato.

Por fim, o franqueado também muitas vezes paga uma taxa mensal de propaganda. Neste caso, vale a pena mencionar que o dinheiro não vai para o caixa da empresa franqueadora, mas sim para um fundo de marketing, que irá cobrir as ações de divulgação da franquia.

Agora que você já sabe quais são as despesas que um franqueado tem de pagar durante o ano, faça as contas, planeje a compra da sua franquia e tenha muito sucesso!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Embora o índice de mortalidade das empresas nascentes esteja caindo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat