Tomar as Decisões Corretas vão Definir o Futuro da sua Empresa

Shutterstock 143785585 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O sucesso ou fracasso do seu negócio depende de um único fator: as milhares de decisões que você vai tomar todos os dias! Se você tomar uma boa decisão, tem grandes chances de alcançar o sucesso.Já se você toma as decisões erradas, o mais provável é que o seu negócio entre para as estatísticas de empresas que fecharam suas portas nos primeiros anos de vida. Mas como tomar decisões tendo certeza que são as certas ou perto disso?

Já que a tomada de decisão é tão importante, daremos 5 dicas essenciais (quase regras) para você que quer tomar as decisões corretas e seguir o caminho do sucesso:

1) Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Tomar decisões no escuro, sem se cercar de informações importantes sobre o tema, é o mesmo que brincar de roleta russa: mais cedo ou mais tarde, você vai morrer. Então saber o máximo de informação relevante antes da tomada de decisão é essencial.

O tempo necessário para a pesquisa varia de empresa para empresa. Se a ideia é abrir uma loja virtual, conhecer seus concorrentes, o tráfego estimado e margem esperada são fatores importantes para decidir o valor a ser investido no empreendimento. E tudo isso pode ser feito de forma relativamente rápida, em questão de semanas. Agora, se você vai lançar uma nova franquia ótica para cidades de até 300 mil habitantes, o tempo de busca será muito mais longo, e é importante para avaliar o tipo de local que vai tornar a loja mais lucrativas, entre muitos outros fatores.

O importante é: não ignore este processo, esta informação fará falta no futuro.

2) Em caso de dúvida, o melhor é testar

A melhor maneira de tomar uma decisão embasada (e que no futuro irá revelar a escolha certa) é testando a hipótese a qual ela se refere. Você está pensando em modificar a página inicial do site para gerar mais cliques e engajamento? Faça um teste A/B para obter dados concretos e analisar se, de fato, a mudança é uma boa ideia. Gostaria de reformular o menu do restaurante? Adicione apenas dois novos pratos (antes de fazer mudanças bruscas) e ofereça aos clientes regulares para ver se a mudança será bem recebida. Isto irá clarear o caminho a ser seguido e facilitar muito o processo de tomada de decisão.

Lembre-se: contra dados concretos não há argumentos!

3) Evite longas discussões

Estou cansado de ter discussões intermináveis, horas e horas perdidas sem levar a nenhuma conclusão. Resumindo, uma perda de tempo sem tamanho! Se você passou pelas duas primeiras etapas, com a pesquisa realizada e tendo testado as hipóteses, as chances são grandes de que você não tenha esse problema, já que durante o processo as conclusões já devem ter parecido.

Se não houve uma conclusão, coloque um tempo definido para a discussão, em torno de uma hora deve ser suficiente para a maioria absoluta dos assuntos. Isso garante que, se a discussão é uma perda de tempo, pelo menos vai ser um desperdício de tempo com duração bem definida e que não vai demorar uma eternidade.

4 ) Procure um mentor

Outra forma de evitar discussões e aumentar as chances de decisões corretas é procurar um mentor, alguém que tem experiência e pode ajudá-lo a encontrar o caminho certo a seguir, em alguns casos. Mesmo que ele não seja um especialista sobre o assunto a ser discutido, alguém com influência e um amplo networking pode encontrar a pessoa certa para ajudá-lo em cada dilema.

5) Converse com especialistas no campo da decisão

Nem todas as empresas podem (ou querem) ter um mentor, mas isso não significa que eles não podem consultar um especialista. Procure em sua rede de contatos por alguém que saiba mais sobre o assunto sobre o qual você tem dúvidas e não hesite em ligar ou enviar um e-mail pedindo ajuda. O máximo que você vai receber é um não.

Dica extra : 2 livros sobre o assunto

“Tudo é óbvio ”

Sabe aquelas decisões que parecem óbvias, que é o senso comum? Bem, elas podem estar erradas. Este livro descreve uma série de decisões instintivas que tendem a ser tomada todos os dias e que podem levar a consequências inesperadas.

“Blink: A decisão num piscar nos olhos”

As vezes (eu acredito que sejam raras) a melhor decisão é tomada em um processo decisório curto, onde a intuição é a chave para encontrar a resposta certa. Assim como todos os livros de Malcolm Gladwell, a leitura é envolvente e todos os fatos são muito bem pesquisados, mas os resultados não têm provas concretas.

As decisões tomadas no dia a dia vão decidir o futuro de sua empresa, faça o que for preciso para tomar as decisões corretas!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Hoje o Brasil possui 7,4 milhões de micro e pequenas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat