De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a falta de planejamento e informações de mercado são as principais causas de morte das PME. A pesquisa também destaca que 16,32% das empresas dão fim a suas operações no seu primeiro ano de vida e 44,95% das organizações desaparecem entre um e cinco anos. É interessante notar que as pequenas empresas representam 85% de todas as empresas do país, sendo o restante composto de médio e grande porte.
Como driblar as estatísticas? Planejamento! Os números demonstram a importância do planejamento estratégico, a fim de minimizar as chances de mortalidade. Quanto mais cedo à iniciativa é tomada, mais apoio e orientações de empresários terão para seguir em frente.
A grande questão é, então, o primeiro passo: por onde começar?
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Os processos de planejamentos
Comece por responder as perguntas abaixo. De lá, você vai ter a espinha dorsal para seguir em frente.
– Onde eu Quero Estar?
– Onde eu Estou?
– Onde eu Preciso de Capital?
– Quanto eu Preciso?
– Quais são as Fontes?
Tome um Balanço e Construa um Planejamento Estratégico
Fazer um balanço do que respondeu. Você pode mostrar como configurar o seu plano? Siga as instruções abaixo de como tomar os próximos passos.
-Comece articulando a visão, os objetivos e a direção da empresa e incluir uma declaração de foco e proposta de mercado único.
-Discuta cada área de atuação da empresa para estabelecer uma conexão entre custos e receitas previstas. O plano deve descrever os resultados, obstáculos, contingências e necessidades futuras. Os resultados podem ser interpretados de várias maneiras, mas deve ser medido, uma vez que esta informação é necessária para calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
-Forneça quadro financeiro de uma empresa, incluindo relatório pro forma em cinco anos, bem como os resultados históricos. Isso justifica a necessidade de financiamento externo, mostrando quando e quanto de capital é necessário e explicar precisamente como ele será usado (comumente referido como “Produto”).
-O plano de negócios é a implementação do planejamento estratégico. “Um plano de negócios não é apenas algo que você precisa para obter o financiamento, ele também ajuda a aliviar o seu pensamento estratégico em uma fase inicial e fornece um caminho para o futuro do seu negócio”.
Estrategicamente falando, o planejamento é importante porque, a curto e/ou médio prazo, faz com que seja possível alcançar os objetivos definidos, resultados eficazes, corrigir erros de trajetória, construir a reputação de uma empresa e, consequentemente, facilitar o sucesso de uma organização. Tudo o que uma PME precisa, não é?
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