Basicamente, o valor agregado é quando ele reconhece um valor ou uma funcionalidade adicional em um produto ou serviço, o que, na prática, significa que esse diferencial permite incluir um valor adicional no seu preço final.
Há uma infinidade de empresas que operam com este conceito e venda de valor agregado pode ser aplicável mesmo em operações simples. Por exemplo: você já se perguntou como poderia criar uma oferta de valor agregado para venda de milho cozido na praia? O milho é cozido durante anos oferecidos por vendedores ambulantes não só as praias, mas também em parques e outros locais públicos. No Brasil, o preço varia de US $ 1,50 a US $ 2,00 por unidade. A concorrência é feroz e sem muita diferenciação, a não ser pela aparência e percepção de higiene.
Há 15 anos, um dos vendedores ambulantes recebeu um pedido do cliente para cortar o milho, uma vez que teve problemas mordendo Tang e remova os feijões cozidos. O vendedor respondeu prontamente, cortando os grãos e colocando-os em um copo de refrigerante. O cliente ficou muito satisfeito e disse a seus familiares. Alguns deixaram de comprar o milho devido à dificuldade de se comer. Como a demanda aumentou, o vendedor comprou pratos e garfos e começou a cobrar 50 por cento mais pelo milho.
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Para alcançar a diferenciação, investir pesadamente em publicidade é uma alternativa para aumentar a visibilidade de sua marca e elevar o primeiro interesse do consumidor por novidade, para a moda, as tendências e personalizações. Buscar formas alternativas de comercialização também se aplica, assim como a indústria automobilística, que, embora as vendas de bens duráveis, sempre consegue levar o consumidor a trocar de carro.
O vendedor também agrega valor ao negócio e pode garantir os melhores ganhos. Para isso, ele deve agir como um consultor, entender a real necessidade do cliente e oferecer a melhor solução dentro do portfólio de produtos. Para isso, ele precisa desenvolver habilidades técnicas e compreensão dos processos de tecnologia, comunicação e negociação. Investir neste tipo de profissional, muitas vezes, os empresários conseguem aumentar a margem de lucro de seus produtos, uma vez que a venda se torna mais direcionado e qualificado.
E, quando se investe em conceito de valor agregado, como definir se é mais rentável ganhar no volume de vendas ou margem sobre a venda de cada mercadoria para um negócio específico? Normalmente, quando eu falo com os meus clientes de consultoria, digo que o melhor é o “e” e “ou”. No lugar de “vender mais com menos margem ou vender menos com mais margem”, eu prefiro “vender mais e com mais margem”.
Brincadeiras à parte, só é possível dar esta resposta para saber o tamanho de cada negócio, além de seu produto, a marca própria, o mercado, o capital investido, os concorrentes e, mais importante, ter conhecimento sobre suas margens de lucro, estrutura de custos e de seu equilíbrio.
Ao escolher a estratégia, tenha sempre em mente que, para ser rentável é sempre o foco em controles. Em outras palavras, manter o controle de seu negócio em tempo real para nunca ter dúvidas sobre o modelo.
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